Menu

2ª edição do Festival EcoArte Itaitu acontece nesta semana

TRagora 6 anos atrás

De sexta a domingo, o distrito será palco para atividades diversificadas

Por Verusa Pinho

Música, teatro, pintura, capoeira, cinema, artesanato, culinária regional… Esses são alguns destaques do II Festival EcoArte Itaitu, que acontece a partir desta sexta-feira, 19, e segue até domingo, 21.

Iniciativa da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF), a proposta é fruto de edital contemplado pela Secretaria de Cultura da Bahia, através do Programa Federal Mais Cultura, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Jacobina e do comércio local.

Tendo como sede a Casa de Cultura Pedro José da Silva, o Ponto de Cultura EcoArte Itaitu tem contribuído para a formação e o desenvolvimento da comunidade por meio de atividades formativas. No fim de cada ciclo do projeto, acontece o Festival, uma vitrine para apresentação dos resultados alcançados, produtos desenvolvidos, sendo, ainda, oportunidade de fonte de renda para os moradores.

Programação

De 19 a 21 de outubro, grupos artístico-culturais da região e convidados compartilharão seus talentos com nativos e turistas, que aproveitam o momento para conhecer as famosas trilhas e cachoeiras de Itaitu. Na ocasião, haverá o II Festival Gastronômico da Roça, resultado da articulação do Grupo de Mulheres do distrito sob orientação da nutricionista Veranúbia Mascarenhas. Expositores de outras localidades também estarão na praça comercializando suas produções.

Dentre os artistas que animarão a praça no primeiro dia de evento (sexta-feira), a partir das 20h, está a dupla Pedro e Zebeté; Cicinho e Julie de Assis. No sábado, a programação começa pela manhã, com performance artística de Cícero Matos, seguida de apresentação de capoeira, Grupo de Teatro Sarau das Seis, Filarmônica 2 de Janeiro, Fanfarra de Itaitu e Orquestra Arte de Tocar.

Ao lado de André Manfrine, também se apresenta o cantor e compositor Geraldo Azevedo, convidado especial da noite. Com um show intimista, em voz e violão, ele trará grandes sucessos, como “Táxi Lunar”, “Bicho de Sete Cabeças” e “Caravana”, bem como músicas do último álbum “Salve São Francisco”, incluindo canções inéditas que serão inseridas em seu próximo trabalho.

No domingo, a partir das 14h, é a vez da Trupe Circense do Benas divertir o público. Na sequência, a Filarmônica Juvenil Rio do Ouro, Fanfarra do Paraíso, Pelé Rasta e a banda Locomotivos da Chapada encerram a programação do Festival.

Conscientização 

Neste ano, o tema “Água: uma questão de vida” foi escolhido pela equipe organizadora como fonte de reflexão e ação, devido à necessidade de conscientização quanto à preservação deste reduto ecológico, que tem recebido um intenso fluxo de turistas, sobretudo na cachoeira Véu de Noiva, principal responsável pelo abastecimento de água da vila.

“Esperamos que todos aproveitem os três dias de festival de maneira harmônica, respeitando os costumes locais e os moradores, bem como a natureza que integra Itaitu”, comenta Richard Silva, atual presidente da ASPAFF Chapada Norte.

Acompanhe as redes sociais do evento e fique por dentro (Facebook/Instagram): @ecoarteitaitu

- Anúncio -
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anúncio -