Menu

11ª Festa do Licuri é realizada com sucesso no município de Capim Grosso

TRagora 6 anos atrás

A 11° edição da Festa do Licuri, que teve início no último sábado, 18, na comunidade de Mata do Estado, no município de Capim Grosso, obteve grande sucesso de público.

Com muita festa, música e animação, produtores de licuri da região estiveram reunidos, até o domingo, 19, para promover o fruto que é considerado o ‘Ouro do Sertão’.

Por toda a parte foi possível ver pés de licurizeiros que enfeitavam o local naturalmente. O aroma natural exalava por todos os cantos e o sabor do fruto foi degustado nas mais inusitadas receitas.  No centro da comunidade, uma exposição com uma grande variedade de produtos derivados do licuri, a exemplo do licor, farinha, bolo, azeite, doces, geleias, além do licuri in natura e caramelizado que estava entre as iguarias comercializadas no local. Essa gama de produtos  expressa o potencial do fruto. Também foi possível encontrar diversos tipos de artesanatos feito com a palha da planta.

Como já é tradição, o Concurso das Rainhas do Licuri também não podia faltar. Naiara de 17 anos, estudante da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, Quixabeira-BA,  foi a vencedora.

O evento tem o objetivo de dar visibilidade aos potenciais naturais existente no semiárido, resgatar a cultura regional, preservar e replantar os licurizais, promover um espaço de relações comerciais e troca de conhecimentos, além da valorizar o licuri como importante produto para a segurança alimentar e geração de renda para agricultores familiares e para a economia do estado.

A festa é uma iniciativa da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) e teve como apoio principal a Associação de Pequenos Agricultores da Mata do Estado, instituição formada por agricultores e agricultoras familiares, organizados em grupos comunitários de produção, que possuem o licuri como o fator principal das suas atividades produtivas.

O evento contou com o apoio de diversas entidades locais e regionais, tais como: a CAR- Companhia de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal de Capim Grosso,   AEC-TEA Associação Cultural,  IFBA- Instituto Federal da Bahia, Rádio Contorno FM, SLOW FOOD, e da ACACACG – Associação Comercial de Capim Grosso.

 

Fonte: VR14

 

- Anúncio -
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anúncio -